sábado, 6 de novembro de 2010

Medida por medida

Peça: Medida por medida
Autor: Willian Shakespeare
Tradução e adaptação: Fábio B. Torres
Direção: Val Pires
Grupo: Folias
Cidade: São Paulo – SP
Local: Cine-Teatro Ópera – auditório A
Data e horário: 05/11 – 20h30
Duração: 100 minutos
Classificação: 16 anos


O texto de Shakespeare encenado pelo Grupo Folias na noite desta sexta-feira teve pontos extremamente bons e outros que atrapalharam bastante o público. Comecemos pela parte ruim. A interpretação exageradamente técnica de alguns atores deixou transparecer a tensão sentida por eles ao se apresentarem para cerca de 700 pessoas. Como revelado no debate após a peça, é a primeira vez que a trupe se apresenta para tanta gente, em um palco italiano. Percebia-se, de perto, que a marcação era cumprida ‘à risca’, com passos e trejeitos ensaiados, mostrando que alguns atores não estavam muito à vontade na interpretação. Um ator não conseguiu impor a voz a certo ponto que nem este crítico, que estava na segunda fileira da plateia (local péssimo, diga-se de passagem), conseguiu ouvir.

Vamos passar para a parte positiva, pois. A interpretação da personagem Mariana (não tenho certeza do nome), a grávida que era também, mais pra frente, uma empregada doméstica, foi de se aplaudir em pé. É um forte concorrente para o título de melhor atriz coadjuvante. A transformação da personagem principal também foi bem interpretada pela sua atriz. O uso de dois andares no cenário também chamou a atenção. Foi interessante ver uma família, que poderia ser interpretada como que se estivesse embaixo de uma ponte, apreciando pela TV o dramalhão que acontecia no andar de cima. Um retrato bem feito sobre a diferenciação das classes sociais.

Mas o que mais marcou foi o figurino. Mais precisamente os calçados: All Star’s. Foi uma jogada espetacular a junção de roupas “clássicas” com os tênis contemporâneos (foi mais forte no século passado, sim; porém, vejo sua utilização hoje ainda marcada por um certo ar de revolução, diferenciação). Ponto para o figurinista!

Nota: 8,0
Crítico: Eduardo Godoy
Foto: Luana Stadler/Lente Quente - http://www.flickr.com/photos/lentequente/5151267540/

Nenhum comentário: