segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Farsa do Advogado Pathelin

Peça: A Farsa do Advogado Pathelin
Autor: Anônimo
Direção: Roberto Rosa
Grupo: Rosa dos Ventos
Cidade: Presidente Prudente – SP
Local: Parque Ambiental
Data e horário: 07/11 – 17h
Duração: 65 minutos
Classificação: livre


Uma junção entre teatro, música e circo que resultou em uma excelente peça. Tirando o riso a partir do escatológico, o que não gosto em nenhuma peça, o espetáculo cumpriu com sua função: divertir em uma tarde de domingo, no parque. Foi bonito ver as famílias no Parque Ambiental (sem árvores, como frisou um dos personagens durante a peça, arrancando os risos mais importantes de todo o espetáculo!) conversando, rindo, comendo, se divertindo. O local não poderia ser mais apropriado, ainda mais aproveitando as lonas do Parque. Enquanto aconteciam dezenas de coisas em volta, embaixo de uma lona uma trupe se apresentava. Talvez seja a peça mais importante e funcional de todo o 38º Fenata.

Seguindo pela parte técnica, algumas falhas nos microfones chegaram a incomodar o público. O que foi compensado pelas adaptações engraçadas no texto, o ritmo circense durante a apresentação e a sonoplastia/música feita ao vivo por apenas uma pessoa. A inconstância no ritmo do texto às vezes parecia que iria acabar com o espetáculo; no entanto, sempre tinha algum fator que levantava a peça e fazia que o público não desejasse sair dali.

Reitero a desnecessária utilização de aspectos escatológicos para provocar o riso. Porém, parabenizo os atores, que prenderam o público embaixo da lona com suas espertezas circenses e teatrais. E também o músico, que soube utilizar os efeitos sonoros magistralmente. E a organização do Festival, que colocou a peça no melhor lugar e no melhor horário possível.


Nota: 8,5
Crítico: Eduardo Godoy
Foto: Marco Antonio Favero/Lente Quente - http://www.flickr.com/photos/lentequente/5156472660/

Nenhum comentário: