sábado, 19 de setembro de 2009

Essencial




Você já parou para pensar como a música influencia nosso dia-a-dia? Ela está em todos os lugares, em todos os momentos, em todas as pessoas. Sim, em todas as pessoas. Há muitas músicas que quando toca, lembramos de alguém. Não é?

Eu, em especial, tenho na música o refúgio. Não consigo seguir minha vida sem ela. Seja quando estou feliz, triste, pensativo, ela sempre está ali. Ou melhor, aqui, no meu arquivo ou na rádio online. A música nos passa a sensação que estamos precisando naquele instante. Talvez porque desde muito pequeno sempre tive contato com ela. E é impressionante como às vezes ela fala por nós (comigo, pelo menos, sempre acontece isso). No post de ontem dei um exemplo. A música Descansa coração, com Fernanda Takai interpretando Nara Leão. A música, o som, o barulho é imprescindível para eu viver. Sempre estou ligado à ela de alguma forma. Seja tocando violão, cantando, escutando, batendo os dedos na carteira durante a aula em algum ritmo, assoviando. Sempre! É difícil quando não estou com alguma música na cabeça. Eu gosto, exceto quando são aquelas músicas chatas que a gente ouve na rua e ficam martelando no cérebro. Isso eu odeio.

E por falar em música chata, sou um pouco crítico com as músicas. Faço objeções quanto às "músicas-chiclete", que são aquelas que não tem harmonia nem nada e as pessoas ficam cantando. E quando são aquelas músicas com letras horríveis que até crianças cantam? Odeio! Funk e Calypso & Cia Ltda são para acabar. Sinceramente, eu brigo quando falam que aquilo é música. Esses dias alguém me perguntou de que tipo de música eu gostava. Eu então respondi e repliquei a pergunta. E essa pessoa me disse que gostava de funk. Quase morri! E falei, falei mesmo. Desde quando funk é música??????? Não, realmente não aguentei.

Mas merdas à parte, vamos falar de coisas boas. Músicas boas. Eu gosto de escutar álbuns. Não somente as músicas que fizeram mais sucesso de um artista. Só ouvindo o álbum podemos realmente complementar e entender a obra musical que o cantor, cantora ou banda quis exprimir. Apesar de gostar, graças à minha super-hiper-mega internet lerda não consigo baixar todos os álbuns que tenho vontade de ouvir. Infelizmente. Mas na medida do possível baixo uns no jornal, que a net é um pouco mais rápida.

Eu gosto de música bem feita. Não modinhas. Músicas que marcaram época, que têm o que falar, que têm letras interessantes, ritmo legal. Recentemente achei que esse tipo de música estava se escassendo, mas percebi que ainda há algumas fagulhas de músicas boas. Estou feliz com alguns bons artistas que estão surgindo e outros que estão renascendo. Não gosto de música internacional, exceto Bob Dylan (que é muito bom e recomendo). As músicas internacionais só te dão noção do ritmo, porque a letra você não entende nada, ao menos se você tiver uma boa noção da língua em questão. Mas Bob Dylan é uma exceção, e sempre procuro a tradução de suas letras, que são muito bem feitas por sinal.

Abaixo vou listar as bandas, músicos e afins que mais gosto. Sem ordem de melhores para ninguém ficar com ciúmes. Mas vou colocar um asterisco nos artistas preferidos, ou que tenho mais contato.

Ana Carolina (*)
Seu Jorge
Ana Carolina e Seu Jorge juntos (*)
Anjos de Resgate (*)
Arlindo Cruz (*)
Bob Dylan (*)
Caetano Veloso
Chico Buarque
Djavan (*)
Elis Regina (*)
Engenheiros do Hawaii (*)(*)
Emílio Santiago
Frejat (*)
Ivete Sangalo (a pedidos)
João Gilberto
Kid Abelha
Lenine
Mallu Magalhães
Maria Rita (*)
Nara Leão
O Teatro Mágico (*)(*)
Pimentas do Reino (*)
Pouca Vogal (*)
Rato
Roberto Carlos
Rosa de Saron (*)
Roupa Nova (*)
Skank
Titãs
Tom Jobim (*)
Vinícius de Moraes



PS: A imagem acima não sou eu, apenas achei bonita e coloquei-a para ilustrar.

Nenhum comentário: