domingo, 13 de setembro de 2009

Jornalista, um modo de viver

Recentemente estou descobrindo que a cada dia o jornalismo me fascina mais e mais. A busca pela informação, a escrita, a fala, a imagem. Na verdade, eu sempre quis conhecer melhor o jornalismo. Eu pensava em ter uma profissão e depois fazer um curso de comunicação para me divertir. Hoje, tenho certeza que minha vocação é para o jornalismo. Me dá prazer ir trabalhar todo dia. Tanto é que sempre fico até mais tarde por lá. É fantástico escrever, correr atrás na notícia, conversar com várias pessoas, saber das coisas, diagramar, criar, fotografar. Tudo!

Sexta-feira fui convidado pela Nanda Diniz à conhecer os estúdios da Vale do Sol FM e Difusora Platinense AM. E não perdi tempo. Fui ontem de manhã e fiquei lá por mais ou menos uma hora. Foi muuuuuuuito legal. Ela me mostrou os estúdios, os equipamentos, como atualizava o site, como era trabalhar em uma rádio, etc. Durante o tempo em que estava lá, ela entrou no ar duas vezes na Vale e uma na Difusora. Nas três vezes eu fui também. E na Difusora eu inclusive falei. (eeeeeee!) Foi muito especial quando ela me apresentou como diagramador e jornalista da Tribuna Platinense. Ali eu senti que minha profissão estava decidida! Com certeza foi um dos momentos mais marcantes da minha vida até hoje. Ela estava "Atualizando o site" e eu e o radialista José Augusto comentava. É super legal estar ali na frente do microfone falando para centenas de pessoas que não estão te vendo mas com certeza estão prestando atenção. Senti um friozinho na barriga. Mas foi 'relex'. Realmente gostei muito (obrigado Nanda pela oportunidade!).

Na sexta-feira, quando a gente estava conversando, ela me perguntou se eu já tinha pensado em fazer rádio. Não, eu não tinha. Mas depois dessa pequena, mas qualitativa experiência estou pensando. É uma alternativa. O radialista Dinho Miassa falou pra eu fazer um piloto com minha voz e mandar pra ele, porque se aparecer alguma coisa, quem sabe eu não posso fazer? Estou pensando seriamente em fazer esse piloto. Seria bem legal uma participação na rádio, tipo um estágio.

O jornalismo me fascina. Acho que nasci pra fazer isso. E foi uma bênção de Deus quando surgiu esse estágio na Tribuna Platinense. Meu primeiro emprego. E logo na Tribuna Platinense, TP, que tem uma história e tanto. São 44 anos! O primeiro jornal da região, com um fundador que foi considerado louco por muitos, e entretanto conseguiu criar o seu jornal. O jornal do Norte Pioneiro. E hoje, estou eu contribuindo com essa bela história. Às vezes acho que as pessoas não dão importância pra Tribuna. Com o passar do tempo e a morte do fundador Noel, principalmente, o jornal perdeu um pouco sua força. Mas durante esse tempo do lançamento do livro do Cardoso Filho (que contribui desde o começo da Tribuna até hoje, fielmente) percebi que as pessoas respeitam muito a TP. Quando eu escrevia, achava que pouquíssimas pessoas leriam. Mas esses dias percebi que não são poucas não. Eu tomei consciência da responsabilidade que é escrever para a Tribuna Platinense. É bom encontrar com alguém e essa pessoa falar que leu aquela matéria e gostou, ou que o jornal está com um 'ar diferente' na arte. Ultimamente estou tentando dar uma nova cara ao jornal. Estou soltando minha imaginação. Eu sei que não vou ganhar dinheiro diretamente com isso. Sei que no final do mês meu salário é aquele, mesmo tendo ou não coisas diferentes. Mas só a experiência que ganho com essas mudanças já compensa. Além disso tem o reconhecimento, o prazer de ver que aquilo foi você quem criou, o respeito pela história, e o caminho que está abrindo a partir desta iniciativa de mudança. Estou conhecendo pessoas que realmente gostam da profissão e isto faz com que eu também goste cada vez mais.

Posso afirmar com toda a certeza que hoje sei o que quero ser quando crescer. Jornalista!

Até mais...

Nenhum comentário: