quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Boa fase no Bom Dia Paraná

Depois da nova fase do Bom Dia Paraná, que começou em seis de dezembro de 2010, ainda não tinha tido a oportunidade de assisti-lo. Ou melhor, em época de férias levantar cedo torna-se um grave problema. A questão é que hoje, devido a uma insônia daquelas, assisti grande parte da programação matutina da TV Globo, inclusive o Bom Dia Paraná, da RPC TV. E me surpreendi!

Com apresentação competente de Wilson Soler, que também ocupa o cargo de diretor de Fiscalização do Exercício Profissional do Sindijor-PR, e Thais Beleze, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, o jornal conta com 60 minutos de duração, das 6h30 às 7h30, quando dá lugar ao Bom Dia Brasil. Um dos fatos que me surpreendeu foi a quantidade de links ao vivo em pleno começo de manhã. Só hoje foram seis: Curitiba, Maringá, Londrina, Paranavaí, Cascavel e Foz do Iguaçu, além de imagens de Caiobá, Paranaguá e Guarapuava. Isso mostra a valorização empregada pela central televisiva do GRPCom, da capital, nas praças do interior.

Outro ponto que chamou a atenção foi a participação, também ao vivo, de personagens e fontes importantes, como uma advogada do Procon de Curitiba, uma personagem de Londrina, o presidente da Sociedade Rural de Paranavaí e o secretário estadual de Infraestrutura e Logística.

A seleção de pautas também é outro aspecto positivo, indo de economia, política, agrobusiness e cotidiano a assuntos menos factuais, porém de grande importância para o telespectador da manhã, como o quadro semanal sobre direitos do consumidor (que ocupou cerca de 15 minutos do noticiário, com entrevista no estúdio e link ao vivo do Calçadão de Londrina) e a situação estrutural dos aeroportos do Paraná (com entrevista ao vivo no estúdio de Maringá).

A previsão do tempo, apresentada por Adriana Milczewski, também não deixa a desejar, mostrando ainda a previsão pluviométrica do dia nas regiões do estado. O ponto negativo, porém, vai para um assunto que não muda em todos os outros noticiários do grupo: a polarização do futebol paranaense em torno dos times da capital. Uma matéria hoje mostrou a péssima fase do Paraná Clube, que perdeu ontem para o Operário, de Ponta Grossa. Em nenhum momento foi citado o merecimento do time pontagrossense, que venceu o jogo por 2 a 1, apenas a má etapa do time da capital do estado.

Como se viu, porém, há um superávit entre os pontos positivos e negativos do Bom Dia Paraná. A RPC TV não poderia dispensar outro tratamento ao telejornal diário mais antigo da rede, fundado em 1983, junto com os outros Bom Dia Praça e o Bom Dia Brasil. O telespectador paranaense da manhã tem a oportunidade ideal para “começar o dia bem informado sobre as principais notícias do estado”, como diz a chamada do programa.


Texto: Eduardo Godoy
Imagem: Divulgação

Nenhum comentário: