quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ciclo de Debates apresenta métodos para produção de reportagem


Começa na próxima quinta-feira, 7, o Ciclo de Debates “Estratégias de Reportagem”, promovido pela Agência de Jornalismo e Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento está programado para começar às 19h no Pequeno Auditório do Campus Central da UEPG, com entrada gratuita e emissão de certificados ao final do projeto, em 2011. O primeiro debate acontece com a jornalista curitibana Anna Carolina Azevedo, autora do livro “Dinamite – Uma tragédia em Curitiba”.

Rafael Schoenherr, coordenador do evento, afirma que o objetivo é fazer um contato entre profissionais e estudantes de Jornalismo, apresentando os métodos para a produção de reportagem. “O projeto dialoga com várias disciplinas, principalmente as de produção jornalística. Vamos discutir os bastidores da construção de uma reportagem”, explica Schoenherr. A proposta é, segundo ele, a verificação do tratamento de fontes, organização dos dados e, principalmente, a escolha da narrativa.

A primeira convidada é Anna Carolina Azevedo, que lançou recentemente seu livro contando a história do dia em que um caminhão com dinamite explodiu em Curitiba, em 1976. O livro-reportagem, resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 2008, foi escolhido em um edital da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná para ser impresso na Imprensa Oficial do Paraná e distribuído nas bibliotecas públicas do estado.

Para a chefe do Departamento de Comunicação da UEPG, Karina Janz Woitowicz, o Ciclo de Debates é um espaço para reflexão e contato com a produção de reportagem, que “está ganhando maior espaço no jornalismo diário, revistas e publicação de livros”. Kevin Kossar, do 2º ano de Jornalismo da UEPG, destaca que a participação no evento é oportuna e será seu primeiro contato com grandes reportagens. “Gostando ou não, cabe a nós, futuros jornalistas, termos o domínio das técnicas de produção”, afirma Kevin.

Segundo Rafael, a ideia do projeto nasceu em uma banca de avaliação de TCC em 2009, onde surgiu a discussão de quais estratégias utilizar para a construção de uma reportagem. “Queremos continuar o Ciclo em 2011, transformando-o em um curso de extensão reconhecido pela Pró-Reitoria de Extensão”, diz o coordenador. Ele espera que nos próximos encontros, programados para acontecerem uma vez por mês, profissionais com reportagem pronta ou projetos de reportagem possam participar. Outras informações em http://agenciauepg.blogspot.com.br/


Texto: Eduardo Godoy

Nenhum comentário: