quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Uma história de 45 anos



1º de agosto de 1965. O mundo vê, na Guerra do Vietnã, os vietcongs isolarem a base norte-americana de Da Nang. No Brasil, pouco mais de três meses antes, em 22 de abril, a oficina do jornal “O Estado de S. Paulo” sofria um atentado a bomba, por força dos primeiros anos da ditadura militar de 64 e consecutiva censura. Em Santo Antônio da Platina, pequena cidade interiorana do Paraná, porém, um fato positivo e histórico acontecia: surgia o jornal mais importante da região. Noel Cândido de Moraes, na época estudante de Direito da Universidade Federal do Paraná, realizava um sonho ao distribuir a primeira edição da Tribuna Platinense, com oito páginas, preto e branco, sem foto na capa e, na manchete, mostrava a que vinha, cobrando do governo a “Conclusão da Rodovia Federal BR-14” (atual BR-153).

Além de estudar pela manhã, Noel era escrivão da polícia à tarde e, à noite, professor em uma escola estadual. Portanto, o tempo que dispensava ao recém-fundado jornal tinha que ser bem aproveitado. Ficava-se até tarde da noite escrevendo no quarto da Casa do Estudante Universitário (C.E.U), em Curitiba, onde residia com o estudante de Medicina José Dias dos Reis Neto. Segundo Joaquim Cardoso da Silveira Filho, Noel “começou a preparar a primeira edição em cima de uma modesta máquina de datilografia Olivetti, semi-portátil”. A máquina era ainda dividida pelos amigos Cardoso Filho, que assinava uma página de esportes, e Alberto Andrade, responsável por uma coluna social intitulada Reportagem. E assim, sob conversas animadas nas camas e cadeiras do pequeno quarto universitário, brotava um veículo de informação tipicamente platinense com a incumbência de retratar a vida no interior e reivindicar melhorias na região, como apontava seu primeiro editorial.

Hoje, 16.448 dias depois daquele primeiro tabloide, o ideal não mudou. A Tribuna Platinense continua sendo um jornal do povo, “marcadamente platinense em todo o seu contexto”. O apoio da opinião pública a que Noel pedia no texto de 1965 chegou rápido e continuou, sendo a Tribuna respeitada pela população do Norte Pioneiro, seus governantes e demais jornais paranaenses. O pequeno jornal da cidade interioriana do Paraná chega hoje a sua 1138º edição. São milhares de páginas que retratam a história de uma região esquecida pelo poder público e pela grande mídia estadual e nacional.

Texto:
Eduardo Godoy

Foto:
Arquivo Tribuna Platinense

Nenhum comentário: