domingo, 1 de agosto de 2010

Pode mudar?

O logo da Copa do Mundo FIFA 2014 foi lançado há pouco tempo. Mesmo eu não gostando da Copa do Mundo (e de muitos aspectos do futebol), gosto de ver a arte gráfica das competições. A da África do Sul eu gostei. Já a do Brasil, achei estranha. Como o designer gráfico norte-americano Felix Sockwell contou à Flávia Perin, do UOL Esportes, a ideia é boa, já a execução é deficiente. Aqueles dedos parecem de alienígenas. A cor é opaca e feia. Aquele 2014 em vermelho no meio ficou estranho. Ou seja, não gostei. Pode contratar o Sockwell para mudar?



Alguns trechos da matéria:

Em tom bem-humorado, o diretor de arte – que acumula experiência em grandes agências de publicidade como DDB, The Richards Group e Ogilvy – mapeou os pontos críticos da marca oficial da Copa de 2014, que tantas polêmicas tem motivado desde que foi lançada. Para ele, a ideia parece “OK”, já a execução é gravemente deficiente e as proporções do troféu não foram corretamente elaboradas.

Sockwell afirma que esteticamente as mãos do desenho não parecem humanas, que mais lembram a forma de sapos. Além disso, ele argumenta que o fato de os dedos estarem grudados pode gerar problemas de impressão em tamanhos menores.

Sobre o “2014” inserido no logo, questiona: “Os números aqui? Por quê? E por que em vermelho?” Ele ressalta que seria melhor empregar apenas duas ou três cores, e não adicionar uma quarta. “O Brasil é verde, azul e amarelo. Tirem o vermelho.”

As graduações de cor (tons entre verde e amarelo no topo da taça) também são desnecessárias, na sua opinião: “Gradientes não produzem bem em uma cor, especialmente sobre pano, couro e superfícies ásperas. É melhor mantê-las [as tonalidades] simples.” Segundo o designer, quanto mais simples, mais se enfatiza o aspecto tridimensional.

Outra falha apontada pelo norte-americano se refere aos símbolos de “Registrada” e “Copyright” (identificados pelas letras R e C), que poderiam ser substituídos apenas por “Trademarked” (TM) em tamanho menor.



Matéria disponível em:
http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2010/07/30/designer-dos-eua-descreve-logo-da-copa-2014-como-um-pesadelo.jhtm

3 comentários:

Vinicius Irati disse...

Adorei o simbolo da copa no Brasil, como vi no jornal esportivo da Rede Massa lembra as mãos de Chico Xavier que morreu no dia em que o Brasil foi penta.

Afonso Verner -------------- Diandra Nunes -------------- Eduardo Godoy ------------- Jean Marcel Ferreira ------- Luana Stadler --------------- disse...

É... tem umas imagens na internet que eles mudam a cor do símbolo da Copa. Fica muito parecido com o Chico Xavier com a mão na cabeça.

Antônio Altvater disse...

Essa logo, tem se apresentou tão bela quanto a organização brasileira para a realização da Copa do Mundo aqui, que anda muito mais que atrasada né. Pô ta certo que mostra o interesse do povo brasileiro pela taça em 2014 e tatata , mas pelamor, poderiam ter utilizado melhor a idéia.