quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O mundo particular da fotografia

Para que serve a arte? Estava voltando para casa depois de mais um dia de aula na faculdade, envolto com a fotografia, a cultura, a folkcomunicação e me pergunto: arte precisa de técnica? Mais precisamente: fotografia é arte ou é técnica?

Tinha acabado de ver um comentário em uma fotografia na internet, no qual uma fotógrafa “profissional” falava que os planos estavam bons, o desfoque e blá blá blá. Eu não tinha gostado da foto, nada de diferente ou de especial que me puxasse a ela e fizesse meus olhos fixarem-na sem conseguir parar de olhar. Para mim, isso é o mais fascinante da fotografia: fazer com que os olhos fiquem namorando aquele espectro, aquela imagem formada sabe-se lá de que maneira, de que ângulo. Esse algo que não consigo materializar por símbolos gráficos, apenas sei que existe.

Certas fotos conseguem, magistralmente, fazer isso comigo. Me puxar, me namorar, me envolver com sua seda vermelha, pura e leve, me levando para um lugar mágico e invisível, sem que eu nada possa fazer a não ser deixar meus pés serem guiados por ela. E só a fotografia consegue fazer isso comigo. Fazer com que eu pense em nada ou então em tudo que a foto não deixa claro. O que aconteceu antes com aquela pessoa retratada? Quem passou por aquele lugar, agora vazio? Qual a história daquele objeto? Tantas coisas se passaram com o objeto (agora já não com o sentido material) da foto para que agora ele estivesse ali, na minha frente, só para eu ver através do olhar de outra pessoa ou de uma ‘máquina fazedora de imagens’.

É para isso que serve a arte, ou a fotografia. Não falo de outras formas artísticas visuais, como a pintura ou as plásticas porque não me chamam a atenção. Elas não têm o poder de fazer, em mim, uma viagem introspectiva e imaginária no mundo oculto daquela imagem.

Um comentário:

Diandra Nunes disse...

Particularmente eu gosto de textos relfexivos,e se quer saber a minha mera opinião, rsrs, você já desenvolveu um estilo próprio, você coloca muito de você em seus textos.É legal como você consegue que a gente veja "pelos seus olhos".Parabéns Du.