terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cidade Joia



A maior cidade da mesorregião do Norte Pioneiro do Paraná (IBGE, 2009), Santo Antônio da Platina, começa sua história com a chegada de colonizadores desde 1880. Em 1901 cria-se o “Distrito de Paz no patrimônio Santo Antônio da Platina” do município de Nova Alcântara (atual Jacarezinho). Seu desmembramento e elevação a município acontece em 1924.

O nome, segundo o historiador Israel Pereira de Castro, é contestado por três famílias, porém os relatos são muito parecidos. A “Platina” provém, certamente, das águas claras que corriam próximo à serra da Pedra Branca – local de início do povoamento e, hoje, distrito da Platina – que poderia conter o minério ou brilhava muito quando o sol as refletia. Já o “Santo Antônio” é, segundo a família Pedreiros, originário do nome Antônio de quatro de seus integrantes: o sogro, a sogra, o pai e um primo. A família Messias afirma, porém, que a procedência é da devoção do povoador ao santo. Por fim, os Albanos não explicam a origem do início do nome, só o final.

A “Cidade Jóia”, como é conhecida, completa 96 anos de emancipação política e administrativa em 20 de agosto próximo, contando com 40.002 habitantes (IBGE, 2009). É cidade polo comercial e médico da região. No turismo, destaca-se o Morro do Bim com a imagem do Cristo Redentor no seu alto, antiga Estação Ferroviária da Platina e a Igreja Matriz. Entre as belezas naturais estão os ipês rosas e amarelos que colorem a Avenida Oliveira Motta, Calçadão Manuel Arrabaça Ribeirete e Praça Frei Cristóvão Capinzal, dentre outros pontos; o Morro da Cruz, serra Pedra Branca e Rio das Cinzas. Eventos importantes são a Efapi - Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial do Norte Pioneiro - e a época natalina, com o Natal Brilho Total e o espetáculo Natal de Luz. Na área jornalística, possui um jornal impresso diário (circulação de terça a sábado) e dois semanais, uma revista, duas rádios e três sites puramente noticiosos. Para a formação, conta com uma instituição de ensino privada que oferta o curso de Jornalismo.






Texto:
Eduardo Godoy

Fotos:
Eduardo Godoy

1 - Igreja Matriz/Paróquia Santo Antônio de Pádua
2 - Ipê amarelo na Avenida Oliveira Motta
3 - Arco-íris chegando na Igreja Matriz
4 - Morro do Bim

Nenhum comentário: