sábado, 18 de dezembro de 2010

Natal da Apae conta com 185 Papais Noéis

O Papai Noel chegou à Apae de Santo Antônio da Platina. Ele entregou 185 presentes doados pela comunidade platinense no projeto “Madrinhas e Padrinhos do Natal da Apae”, realizado todo ano. Cada madrinha ou padrinho adotou um ou mais alunos da entidade para a doação de um brinquedo. A entrega, feita pelo Bom Velhinho, aconteceu na sexta-feira, 10, nos períodos da manhã e tarde.Além dos presentes, os alunos aprenderam sobre a história do presépio de Natal e escutaram passagens bíblicas. No final, o Papai Noel levou os estudantes ao delírio na entrega dos brinquedos.

Segundo a diretora da Escola de Educação Especial Renascer, Rita de Cássia Botareli, a solidariedade do povo platinense novamente se fez presente. “É mais um momento em que vemos como a comunidade confia no nosso trabalho”, afirma Botareli. Segundo ela, a Escola Renascer e o Centro Clínico Especializado, mantidos pela Apae, atendem 185 pessoas, de 0 a 60 anos com deficiência intelectual ou múltipla.

Apae em 2010
Durante o ano, a Apae realizou inúmeros projetos e teve diversas conquistas. O Grupo Renascer, de fanfarra, flauta doce e canto, participou do Festival Estadual Nossa Arte, se apresentando no Teatro Guaíra, em Curitiba. Em agosto houve a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual ou Múltipla, levando informações às escolas, bancos e comunidade platinense. O Centro de Equoterapia começou a funcionar na Apae Rural, com um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo em uma abordagem multidisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial do assistido.

Em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), o Centro Clínico Especializado entregou 26 aparelhos de tecnologia assistiva, como cadeiras de rodas adaptadas, órteses, carrinhos de rodas, andadores, estabilizadores e cadeiras de banho. E a construção da Nova Apae continua, com o Salão de Eventos, Centro Profissionalizante, casa para vigia e Caixa coletora de água da chuva.

De acordo com o secretário regional da Apae, Alexandre Augusto Botareli César, “mais do que a construção de prédios, entendemos que a maior obra da Apae está em trabalhar na construção de cidadania para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla que atende”. Na próxima semana será distribuído gratuitamente à comunidade platinense a quarta edição do Vejapae, uma revista com as realizações do ano, prestação de contas e informações sobre a Escola Renascer.


Texto: Eduardo Godoy
Foto: Eduardo Godoy

Nenhum comentário: