quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Portal Comunitário dá visibilidade à entidades sociais e bairros de Ponta Grossa




Há dois anos no ar, o Portal Comunitário integra o jornalismo comunitário on-line com a prática disciplinar dos alunos de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O projeto conta com a participação de 58 entidades, entre associações de moradores, sindicatos, organizações não-governamentais e movimentos sociais, que possuem, através do Portal, um veículo de produção e divulgação de informações.

De acordo com Karina Janz Woitowicz, uma das professoras que coordenam o projeto, o site apresenta “uma proposta diferenciada de jornalismo, aliada com as disciplinas do curso, que presta um retorno à comunidade”. A falta de recursos é apontada por Woitowicz como a principal dificuldade do veículo. “A manutenção do site está sendo custeada por uma premiação que ganhamos, pelo menos até o final do ano”, diz Karina.

O prêmio em questão é o "Extesão Universitária 2009", da UEPG. Outra premiação importante foi o "15º Prêmio Sangue Novo do Jornalismo Paranaense 2010", concedido pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná, o qual o Portal Comunitário levou o primeiro lugar na categoria Jornal-Laboratório Online, pela segunda vez consecutiva. O site alcança mais de 30 mil visualizações por mês, que, segundo Woitowicz, “dá visibilidade aos alunos que produzem os materiais e às entidades atendidas”.

Para Juliana Cardoso, do 3º ano de Jornalismo, “o diferencial do projeto é que a comunidade tem participação direta ao enviar pautas, postar comentários, dar entrevistas”. Ela destaca também a cobertura diferenciada da mídia tradicional, no qual a comunicação comunitária preza mais pela cobrança do poder público e acompanhamento dos problemas apontados pelos moradores e representantes das entidades sociais.

“No Portal agimos não só como mediadores da informação, vamos além. Assumimos uma responsabilidade com a comunidade”, afirma Mariana Galvão Noronha, também do 3º ano. Segundo ela, os alunos tem a possibilidade de conhecer e participar da vida comunitária e criam vínculos com os moradores. O Portal Comunitário tem atualização diária e, uma vez por semana, uma reportagem especial com suporte múltiplo de áudio, vídeo e slideshow. O endereço é o www.portalcomunitario.jor.br .

2 comentários:

Weslley disse...

Eduardo, parabéns pelo blog.

Só uma correção: o prêmio que custeou o projeto esse ano foi o Prêmio 'Extensão Universitária 2009', promovido pela UEPG.

O projeto de fato ganhou o prêmio Sangue Novo, no entanto, nesse não há prêmio em dinheiro.

abç

Afonso Verner -------------- Diandra Nunes -------------- Eduardo Godoy ------------- Jean Marcel Ferreira ------- Luana Stadler --------------- disse...

Obrigado Weslley!
E já arrumei... espero que o Gadini não preste atenção nisso! haha

E volte sempre... vou voltar a atualizá-lo diariamente!

abraço