quarta-feira, 23 de março de 2011

Coleta seletiva é implantada em Ponta Grossa

A partir de abril, três bairros centrais de Ponta Grossa passam a contar com coleta seletiva do lixo reciclável. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Governo Estadual e empresas privadas e está em fase de contratação de motoristas e catadores de materiais recicláveis.

Segundo o diretor municipal de Meio Ambiente, Nelson Calderari, os primeiros meses funcionarão com um teste. “Os caminhões irão passar em dias alternados pelas ruas do Jardim Carvalho, Vila Estrela e Jardim América. Depois pretendemos expandir a coleta seletiva”, explica Calderari. Outros 143 pontos da cidade já recebem os caminhões da Feira Verde, onde o morador pode trocar dois quilos de materiais recicláveis por um quilo de frutas, verduras e legumes.

O material recolhido na Feira Verde é distribuído entre as quatro associações de catadores de materiais recicláveis de Ponta Grossa, mesma destinação que será dada à coleta seletiva. Os catadores irão recolher papel, plástico, vidro e alumínio, devidamente separados. Lixo orgânico continua sendo coletado pela Ponta Grossa Ambiental (PGA) e encaminhado para o Aterro Sanitário do Botuquara. O diretor conta que o contrato firmado com a PGA não especifica que seja feita a coleta seletiva.

Outro projeto de separação de lixo já existente em Ponta Grossa são os 21 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), em parceria com supermercados e postos de gasolina. O destino também são as associações de catadores, que recebem semanalmente 2,5 toneladas de lixo recolhidos nestes pontos.


Texto: Eduardo Godoy

Nenhum comentário: