segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A novela é mexicana, mas o protagonista é gaúcho!

O nome do protagonista é Ronaldo de Assis Moreira, vulgo Ronaldinho Gaúcho. O personagem secundário, ou principal, depende do ponto de vista, é Roberto de Assis Moreira, irmão e empresário do primeiro e conhecido apenas como Assis. O roteiro envolve drama, confusão, paixão, futebol e principalmente dinheiro, muito dinheiro.

O enredo teve início ainda no ano de 2010, com o fim da temporada no Brasil e o começo do vai-e-vem no mercado da bola. Também tiveram início os boatos sobre a volta do jogador ao futebol brasileiro. Os primeiros clubes a sondarem o craque foram Palmeiras e Grêmio, logo depois o Flamengo entrou na briga. Ronaldinho não vinha em grande fase no Milan e, como alguns jogadores na sua idade, estava desejoso de voltar ao Brasil, assim como fez Ronaldo. O Fenômeno chegou a fazer menção de repetir a dupla Ro-Ro com a camisa do Timão, e Andrés Sanches, presidente do Corinthians, manifestou a vontade e possibilidade de contar com Gaúcho no elenco, porém, tudo sem euforia e com certa distância.

Já a postura do Grêmio foi bem distinta da adotada pelo Corinthians. Os Gaúchos contavam como certa a volta de Ronaldinho às origens, afinal, foi o time gaúcho que revelou o craque e o projetou no cenário nacional, e quase tudo parecia certo. Quase tudo... O próprio jogador chegou a declarar que por sua vontade já estaria com a camisa do Grêmio. Sábio Ronaldinho, essa era SÓ a sua vontade, mas, sempre existem outros interesses envolvidos, ainda mais na transição de um dos maiores e mais cobiçados jogadores do mundo.

O Grêmio chegou a colocar caixas de som no Estádio Olímpico, para o que seria a festa no regresso do ídolo. Torcedores se aglomeraram em frente ao Estádio na espera do jogador. Nada feito, afinal, como dizem os ‘boleiros’, o jogo só acaba quando termina, e no caso das transições no futebol, o jogo só acaba quando o contrato é assinado. E assim foi com a novela Ronaldinho Gaúcho. A trama teve uma guinada e tanto com a entrada de outro personagem, Adriano Galliani, o vice-presidente do Milan.

Já na entrevista coletiva, concedida na última quinta-feira, 06, Galliani manifestou claramente a sua preferência pelo clube carioca. "A decisão final é do Ronaldinho e do Milan, mas pelo coração eu gostaria que fosse o Flamengo", declarou o dirigente italiano. No sábado, 08, já em reunião com representantes do Flamengo, inclusive a presidente Patrícia Amorim, no apartamento de Galliani, no Leblon, o destino do craque parece ter mudado de vez. “Acredito que Ronaldinho é 99,99% do Flamengo”, declarou o vice-presidente na saída do encontro. Já Patrícia Amorim, mais cautelosa, parecendo conhecer bem o ditado aqui já mencionado, disse que o Flamengo fez tudo que pode e que está animada, mas sabe das complicações da negociação. “A ansiedade é grande, mas o importante é que o Flamengo está aguerrido na busca de trazer esse grande jogador”, afirmou Patrícia.

A guinada na novela trouxe felicidade e euforia para os flamenguistas; decepção para corintianos e palmeirenses; mas principalmente despertou o ódio nos gremistas. Desde os mais simples até os mais ilustres torcedores do Grêmio, a demonstração de ira com o fim da trama é unânime. Faixas de repúdio ao jogador e ao seu irmão, que também jogou no time gaúcho, foram colocadas no Olímpico, com os dizeres: “R10 e Assis, que Deus perdoe vocês. Porque a nação gremista não vai perdoar!”. Fazendo menção a marca R10, que pertence ao craque. Além disso, os gritos de “pilantra” e “mercenário” não ecoam somente nos bares e padarias, mas também na Internet. O site ‘Dentuço pilantra’ (http://www.dentucopilantra.com.br/) foi reativado. O conteúdo da página não é nada lisonjeiro a Ronaldinho, muito menos ao seu irmão e empresário, Assis.

O ressentimento foi parar até no âmbito político: o deputado gaúcho Gilmar Sossella (PDT), torcedor declarado do Grêmio, disse que vai propor à Assembleia Legislativa que o jogador seja declarado ‘persona non grata’ no Rio Grande do Sul. A expressão em latim refere-se a uma pessoa que não é bem-vinda em determinado lugar. O desfecho da novela Ronaldinho mereceu comentários até da realeza do futebol. Pelé deu sua opinião sobre o caso e foi taxativo. “Ele deveria jogar de graça no Grêmio, já que ele ama o time. Ele está com a vida feita, né?”, criticou o Rei. Ele ainda relembrou a temporada de 1974, em que jogou de graça pelo Santos, já que o Clube passava por dificuldades.

Normalmente as novelas acabam nas sextas-feiras. Já essa, acabe quando acabar, já tem o resultado mais que explícito. Ronaldinho Gaúcho prejudicou muito sua imagem no Brasil, seja, como alguns dizem, por culpa de Assis, pelo decorrer dos fatos, ou mesmo por sua indecisão. Agora críticas surgem de todos os lados e, se o jogador, cultiva o sonho de jogar a Copa de 2014 no Rio vai ter que reconquistar a confiança dos brasileiros e principalmente, seja no clube que for, voltar a jogar o futebol que esperam dele.

Texto: Afonso Verner

Um comentário:

Afonso Verner disse...
Este comentário foi removido pelo autor.